Episódio 8

T2:E8 Individualidade e Carater

Ora sejam bem vindos ao 8º episódio da 2ª temporada do Podcast Watch Your Money. O meu nome é Luís Lourenço, e todas as 2as feiras trago-lhe um novo episódio, onde lhe falo sobre um ou mais temas que foram notícia na semana que passou, e faço a relação desses temas com a sua vida financeira pessoal.  Conforme prometido aqui estou de volta depois de ter falhado na semana passada por ter estado ausente em trabalho no estrangeiro.  

Vamos então ao episódio de hoje. 

O tema da semana 

Ontem dia 19 de março de 2023 faleceu o empresário português Rui Nabeiro, criador da marca de cafés Delta em 1961, e uma das pessoas mais ricas de Portugal. 

Quero partilhar consigo algumas das coisas que foram escritas na comunicação social ontem, logo após a sua morte: 

A Delta Cafés, a sua própria empresa, recordou o empresário como uma “uma pessoa verdadeiramente inspiradora que fez da sua vida e paixão pelo café um exemplo para todos os portugueses.” “Único nas suas qualidades humanas e nos seus valores, deixa-nos um legado de generosidade, empatia e proximidade 

A Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) apontou Nabeiro como “um grande homem, um grande empresário e uma personalidade ímpar e consensual da nossa sociedade e da nossa história”. “Um humanista, um homem de valores e convicções, com um enorme sentido de responsabilidade social“. 

A associação Empresarial de Portugal (AEP) referiu que Rui Nabeiro “era um homem com um raro espírito empreendedor, com uma ética e uma visão empresarial fora de série“, salientando os seus “valores humanistas, o legado, a honestidade e o respeito pelo próximo“. 

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), por sua vez, considerou Nabeiro um dos maiores empresários portugueses de sempre, destacando o seu “espírito distintivo” e a sua “preocupação social”. Era possuidor de uma intuição notável, de um sentido de inovação inesgotável e de estratégia e visão empresarial“. 

E por último a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) enalteceu o “extraordinário exemplo de empreendedorismo, resiliência e inovação” de Rui Nabeiro, que “ao longo de décadas, liderou a empresa com paixão e dedicação“. “Foi também um humanista, alguém que colocou o bem-estar dos seus colaboradores, clientes e comunidade no centro da sua actividade. Conhecido pela generosidade e sensibilidade social, deixa um legado de responsabilidade e compromisso social que será sempre lembrado“. 

Rui Nabeiro era, obrigatoriamente, um extraordinário empresário. Isso é obviamente consensual e referido por todos os que acompanharam o seu trajeto. Assim como é comprovado também pelo seu enorme sucesso. 

Mas eu gostava também de sublinhar aqui outros aspetos.  

Para além das competências técnicas 

Talvez tenha reparado que, nos comentários que foram feitos sobre Rui Nabeiro, é frequente aparecerem os termos “carater”, “humanista”, “generosidade”, “responsabilidade”, “bem-estar”, “personalidade”, “valores”, “convicções”.  E é sobre isso que eu quero focar a minha atenção agora. 

Para muitas pessoas existe a ideia que de a criação de riqueza assenta exclusivamente nas competências técnicas e na vocação para o negócio. Às vezes também se diz que é uma questão de sorte, do género “estar no lugar certo à hora certa”. Entre outras coisas. Agora, raro é ouvir falar de “personalidade”, “carater”, “responsabilidade”, “valores”, e, ainda menos de “humanismo” ou “generosidade”. 

Pois é esta falha de compreensão das características que estão praticamente sempre por detrás das pessoas que alcançam o sucesso, que leva muitos a nunca conseguirem alcançá-lo. Para mim, as competências técnicas são tão importantes como os valores, o carater ou a responsabilidade. Diria mesmo que sem estes últimos, as competências técnicas de pouco ou nada servem. Senão porque seria que muitos negócios geridos por pessoas com formação técnica adequada acabam por ir à falência logo nos primeiros anos? 

Estes temas trazem-me à ideia um pequeno livro que escrevi há alguns anos atrás chamado “À conversa com as suas finanças pessoais”. É um livro pequeno, disponível somente no formato ebook, e tem com objetivo levar os leitores a refletirem sobre a relação que existe entre o seu sucesso financeiro e as outras dimensões da sua vida. 

O impacto da individualidade e do caráter na gestão das finanças pessoais 

Nesse ebook eu escrevo sobre as relações existentes entre o sucesso na gestão das finanças pessoais e 8 áreas distintas da nossa vida, nomeadamente: a nossa “organização”, os “objetivos”, a “formação”, a “educação”, a “individualidade”, o “carater”, a “auto-imagem” e a “espiritualidade”.  Vou ler-lhe uma parte do que escrevi sobre individualidade e sobre carater.  

Individualidade 

Então diz assim:  

“Consideremos individualidade como sendo a nossa capacidade de sermos indivíduos únicos, pouco influenciáveis pelo que nos rodeia. Em que medida considera que as suas decisões financeiras são condicionadas pelo seu meio envolvente, por exemplo, pela publicidade, pelos amigos, pela família, pela sociedade em geral? 

Para termos uma boa situação financeira pessoal é necessário que tenhamos a capacidade de manter uma individualidade que não dependa de modas, ou de outras tentativas externas de nos fazer tomar decisões que nos são prejudiciais. 

Na Your Money Watcher costumamos dizer que “se não está a tomar conta do seu dinheiro, alguém o está a fazer por si” e isso é um facto. Em todas as alturas alguém está a tentar influenciar o nosso comportamento e, quando se trata de finanças, muitas entidades estão constantemente a competir por uma fatia do nosso dinheiro. As grandes empresas têm orçamentos gigantescos para análise do comportamento do consumidor, a ponto de conhecerem e poderem antecipar os nossos desejos e necessidades. Os canais digitais (cada vez mais o telemóvel) permitem entrar no espaço privado de cada um e impactá-lo de formas, por vezes subliminares, que levam a impulsos de compra ou de outras ações não refletidas.  

Agora um pequeno parêntesis só para dizer que no final de cada tópico que é tratado neste ebook, eu convido sempre o leitor a fazer uma pequena reflexão sobre o tópico tratado. E no caso da individualidade a sugestão de reflexão é a seguinte: 

Reflexão: 

A sua situação financeira pessoal pode estar a querer avisá-lo(a) que precisa de ter mais atenção em relação à sua individualidade. Reflita sobre isto.” 

Carater 

Agora valor a uma parte que escrevi sobre caracter:  

“Escolhi o termo “Caráter” para este ponto, assim como podia ter escolhido “Atitude” ou “Resiliência”. O que quero transmitir é a importância de nos mantermos fiéis aos nossos princípios e decisões, durante um período de tempo suficientemente longo para alcançarmos os resultados que queremos. De certa forma pode-se relacionar este ponto com o anterior e, realmente, é uma espécie de corolário. Precisamos de ter a atitude necessária para manter a nossa individualidade firme e consistente. De pouco ou nada servirá iniciar-se um processo de resistência às influências exteriores se não se tiver a atitude necessária para o manter de forma consistente, até deixar de ser uma resistência e passar a ser parte de si próprio(a). Lembre-se daquelas resoluções para iniciar planos de atividade física nos ginásios que só duram 1 ou 2 semanas. O grande segredo aqui, é termos a consciência que só é possível fazer algo de forma duradoura e bem sucedida, se isso não obrigar ao enorme desgaste de ter que ter uma força de vontade permanente para o conseguir. É por isso que os resultados das dietas e tantas outras coisas não acontecem e/ou não permanecem no tempo.  

Reflexão: 

A sua situação financeira pessoal pode estar a querer dizer-lhe algo sobre o seu caráter. Mudar formas de pensar e de agir há muito instaladas, requer uma boa compreensão da situação que está em causa e um forte comprometimento (caráter) em alterar o que for necessário para inverter o rumo das coisas.” 

E pronto são estas as passagens do ebook que me lembrei de partilhar aqui hoje. Caso tenha interesse em ler o ebook completo, pode fazer o download totalmente grátis a partir do site da yourmoneywatcher em yourmoneywatcher.com. É só procurar por ebook grátis e vai encontrar facilmente. 

Chegamos assim ao final do episódio de hoje. Despeço-me até à próxima semana com um enorme sentido de gratidão e de inspiração pelo legado do empresário Rui Nabeiro – que inspirou todo este episódio – e por tudo o que nos demonstrou com o seu exemplo. O mínimo que posso fazer é dedicar-lhe este episódio, e faço-o com uma enorme humildade e admiração. 

Quanto a si, muito obrigado pela sua presença e até para a próxima semana! 

  

Luís F. Lourenço 

Financial Life & Business Coach  

Partilhe nas suas redes sociais

Share on linkedin
Partilhar no Linkedin
Share on facebook
Partilhar no Facebook
Share on twitter
Partilhar no Twitter

Deixe um comentário