Podcast: Download
Link: Aceder aos detalhes da Certificação no Domínio da Gestão das Finanças Pessoais
2023.06.27 – T2:E18 – Certificação no Domínio da Gestão das Finanças Pessoais
Olá, seja bem vindo ao episódio nº 18 da 2ª temporada do Podcast Watch Your Money. O meu nome é Luís Lourenço, e todas as semanas trago-lhe um novo episódio onde lhe falo sobre um ou mais temas que foram notícia recentemente, e faço a relação desses temas com a sua vida financeira pessoal. Mas não hoje. Excecionalmente, hoje não irei falar-lhe de uma notícia recente da atualidade. O tema do episódio de hoje vai ser totalmente dedicado ao lançamento no próximo dia 10 de julho, da certificação no domínio da gestão das finanças pessoais, pela Your Money Watcher.
O meu objetivo para o episódio de hoje, vai ser então explicar-lhe em que consiste esta certificação e, ainda mais importante, porque razão o ouvinte deveria muito provavelmente inscrever-se e participar.
Vamos lá então.
Porquê uma certificação em finanças pessoais
A ideia de fazer uma certificação no domínio da gestão das finanças pessoais resultou da conjugação de 2 factos simples e muito claros:
- O primeiro, é que o nível de literacia financeira da esmagadora maioria das pessoas continua a ser incrivelmente baixo. Portugal continua a ser o último país do ranking da literacia financeira da zona euro, mas esse problema está longe de ser muito diferente nos outros países. A falta de literacia financeira é um facto para a maioria das pessoas em quase todos os países.
- O segundo, é que não existe uma formação estruturada, completa, simples e acessível a todos, que combata essa realidade. Existem várias coisas no domínio das finanças pessoais, mas a maior parte delas são coisas avulso que não capacitam as pessoas. A literacia financeira vai mudar quando as pessoas começarem a dominar seus os conceitos fundamentais e ter a capacidade de ver a floresta no seu todo, em vez de ver só umas árvores ou uns arbustos.
Então a ideia desta certificação é precisamente essa, a de dar às pessoas um conhecimento completo e as ferramentas necessárias para dominarem a gestão das suas finanças pessoais.
Agora, poderá perguntar, mas é algo que está alcance de todas as pessoas? A minha resposta sem qualquer hesitação é sim. O único requisito é saber fazer as operações de aritmética básicas, mais nada. Se depois, para além disso, souber também usar uma folha cálculo de uma forma básica, melhor. Mas acredite que nem isso é uma coisa imprescindível.
Mas porque é que a literacia financeira é tão baixa entre as pessoas
Esse é sem dúvida um paradoxo! Porque é que um dos temas mais importantes – se não O mais importante – para que as pessoas possam ter uma vida extraordinária, é ao mesmo tempo um dos temas mais desprezados pelas próprias pessoas. Mas não só pelas pessoas, pois também o é pelos sucessivos governos e outras instituições com responsabilidade social.
Vamos pensar um pouco: porque razão será que a literacia financeira continua a não ser uma disciplina do ensino secundário obrigatório? Nos EUA e em outros países, começaram a surgir alguns programas nas universidades há poucos anos atrás, mas é algo que continua a ser uma miragem nos currículos das escolas. Eu não sei responder a esta pergunta. Sei dizer que, se eu participasse na estrutura destes currículos, sem dúvida que faria parte. Mas não sei dizer mais. Atá parece que, os governos têm algum tipo de receio de dar poder às pessoas, de as tornar mais autónomas, capazes de tomar melhores decisões e terem a capacidade de analisar e compreender melhor o que se passa à sua volta.
Um artigo recente da revista norte americana Forbes, dizia a determinada altura que “o domínio da literacia financeira significa, na maior parte dos casos, a diferença entre viver uma vida próspera e realizada, ou viver uma vida de doença e miséria”. E o que eu próprio quero sublinhar em relação ao que diz este artigo, é que não é um exagero. Ter, ou não, uma boa literacia financeira, significa mesmo muitas vezes a diferença entre viver uma vida próspera e realizada, ou viver uma vida de doença e miséria.
Mas então se é assim, mais uma vez vem a pergunta: porque é que as pessoas não lhe dão atenção por sua própria iniciativa, já que os governos não o fazem? Para mim é porque não têm essa consciência. Ou seja, não têm a noção da vida que uma boa literacia financeira lhes pode proporcionar. Simplesmente não têm! Mas se fizermos esta pergunta às pessoas, a maioria se calhar não está disposta a fazer um pequeno esforço para adquirir esta literacia. Mas então isso só pode ser por uma razão: porque não têm a noção do que a literacia financeira pode fazer por eles.
Por exemplo, quantas pessoas têm a noção de que está ao alcance da maioria de nós, ao final de alguns anos, podermos acumular um milhão de euros? Quantas sabem como fazê-lo, de uma forma simples e ao alcance de qualquer um? Ou, quantas sabem como gerir o dinheiro no dia a dia forma simples e saudável, evitando que sejam outros a gerir o nosso dinheiro em vez de nós próprios? É que – já agora – não sei se sabe que é isso que acontece à maioria das pessoas. Pensam que são elas que gerem o seu dinheiro quando a realidade é outra bem diferente…
Se é assim eu quero melhorar a minha literacia financeira
Bom, chegados aqui, a minha recomendação para quem estiver a ouvir este podcast, já adivinhou qual é: é que se inscreva neste curso e aproveite ao máximo todo o seu conteúdo para começar a alterar a sua vida.
É que na verdade, tanto quanto sabemos vida só há esta que estamos a viver, e todo o tempo que deixamos passar não vamos recuperar. Não deixe que isso aconteça consigo.
Uma coisa que eu ainda não referi, é que o autor da certificação no domínio da gestão das finanças pessoais da Your Money Watcher, sou eu próprio. Eu desenhei e estruturei todo o curso, e para isso reuni toda a experiência adquirida ao longo de centenas de horas de formação ao longo de vários anos. E no final fiz outra coisa: validei a estrutura do curso em relação ao quadro de competências financeiras para adultos da EU/OCDE, publicado em janeiro de 2022. Para aqueles que não sabem, certamente a maioria, esse quadro resultou de um estudo aprofundado feito por equipas compostas por membros de vários países, e que teve como objetivo determinar quais as competências financeiras que, na sua generalidade, os adultos dos países da EU/OCDE devem possuir, para terem a capacidade gerir a sua vida financeira.
E, portanto, o conteúdo desta certificação está também validado de acordo com este quadro de competências, o que lhe poderá dar uma credibilidade adicional, caso a minha própria credibilidade e da Your Money Watcher não fossem suficientes.
Como se pode inscrever e saber mais? Se está a ouvir este podcast no site da Your Money Watcher, só tem que carregar no link disponível por baixo da linha do player, e acederá à página onde estão explicados todos os conteúdos e forma de funcionamento, e onde poderá fazer a sua inscrição também. Também pode aceder ao link para a página do curso, na transcrição deste podcast no blog do site da Your Money Watcher e nas nossas páginas do linkedin e instagram.
E já agora fica também desde já a saber que o curso começa no próximo dia 10 de julho e que, se fizer a sua inscrição até ao dia 3, terá direito a um desconto de 10%.
Uma última nota antes de terminar o episódio. Não sei se o ouvinte foi surpreendido com o conteúdo deste episódio ou se até acha que eu não devia estar aqui a promover um produto comercial. Eu prometi-lhe que nestes episódios iria falar-lhe sobre dinheiro à séria. E é isto que fiz neste episódio. Se lhe sugiro que participe na certificação da Your Money Watcher é porque lhe estou a falar a sério sobre dinheiro. O seu dinheiro, não o meu. Porque pode ter a certeza que aquilo que você irá ganhar se participar no curso, comparado com aquilo que eu irei ganhar, será dezenas ou centenas de vezes superior. Portanto, não é pelo meu dinheiro que optei por fazer o episódio de hoje sobre este assunto, mas sim por si, e pelo seu dinheiro.
E pronto, ficamos por aqui. Era isto que tinha para lhe dizer hoje. E lembre-se que pode sempre aceder ao texto deste episódio, que está disponível no blog do website da Your Money Watcher. Muito obrigado pela sua presença e cá estarei de novo para a próxima semana!
Luís F. Lourenço
Financial Life & Business Coach
Link: Aceder aos detalhes da Certificação no Domínio da Gestão das Finanças Pessoais