T2:E20 Finanças Pessoais sem medo

2023.07.24 – T2:E20: “Finanças Pessoais sem medo” 

Olá, seja bem vindo ao episódio nº 20 da 2ª temporada do Podcast Watch Your Money. O meu nome é Luís Lourenço, e todas as semanas trago-lhe um novo episódio onde lhe falo sobre um ou mais temas que foram notícia recentemente, e faço a relação desses temas com a sua vida financeira pessoal. O principal tema que vou falar hoje é o da relação que os portugueses têm com as suas finanças pessoais. E isto tem um interesse muito relevante, porque este fenómeno de que vamos falar hoje, é um dos importantes fatores que está na base de nós sermos o país com o pior nível de literacia financeira da população entre todos os países da zona euro. 

Vamos então ao episódio de hoje. 

 

Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis  

 

Antes de passarmos ao assunto principal do episódio de hoje, quero, no entanto, dar umas notas sobre dois temas relevantes, que poderão ser importantes para a gestão das suas finanças pessoais. Um deles tem a ver com o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, através do qual é possível fazer-se melhorias dentro de casa, como mudar as janelas antigas, instalar sistemas de aquecimento, painéis solares, entre outros que visam melhorar a eficiência energética do espaço e beneficiar de um apoio financeiro. As candidaturas a este programa estarão abertas a partir de 16/8, mas pode desde já consultar todas as regras e condições de acesso no portal www.fundoambiental.pt .www.fundoambiental.pt . Posso dizer-lhe que eu próprio já beneficiei desde apoio em outras edições deste programa, e que as coisas funcionam bem e são bastante simples de concretizar.  Ah, e todas as pessoas que adquiriram produtos, dentro dos elegíveis, depois de 01/05/22, podem fazer também as candidaturas e receber igualmente os apoios de forma retroativa. Portanto não deixe de consultar a informação disponível e ver se pode beneficiar, porque as suas finanças pessoais iriam agradecer-lhe, uma vez que a maioria dos apoios é de 85% da totalidade do custo. Ou seja, é um apoio mesmo muito bom. 

 

 

Certificação no Domínio da Gestão das Finanças Pessoais 

 

O segundo tema que lhe quero falar antes de passar ao tema principal, é o do curso de certificação no Domínio da Gestão das Finanças Pessoais da Your Money Watcher, cuja primeira edição está neste momento em curso, tendo decorrido ontem dia 24/7 a 3ª aula das 12 que compõem o programa completo. 

Como autor e formador desta certificação, posso dizer-lhe que estou bastante satisfeito com a forma como as coisas estão a correr e pelo retorno dado pelos participantes até agora. Mais edições desta certificação virão a acontecer no futuro e, portanto, se não teve oportunidade de participar nesta edição, poderá vir a fazê-lo numa das próximas edições. Posso dizer-lhe que, neste momento, a empresa está a apontar para o próximo mês de setembro para o lançamento da 2ª edição desta certificação. 

 

 

Mais de 50% dos portugueses não se sentem confortáveis a falar sobre finanças pessoais 

 

Vamos então agora ao tema principal de hoje. No passado domingo dia 23/7 foi publicado um artigo no semanário novo ( https://onovo.pt/pais/mais-de-50-dos-portugueses-nao-se-sentem-confortaveis-a-falar-sobre-financas-pessoais-JB16170238https://onovo.pt/pais/mais-de-50-dos-portugueses-nao-se-sentem-confortaveis-a-falar-sobre-financas-pessoais-JB16170238) que refere que mais de 50% dos portugueses não se sentem confortáveis a falar sobre as suas finanças pessoais. Este número baixa para 27% se considerarmos a geração dos baby boomers (pessoas que agora têm à volta de 60 anos), e aumenta consideravelmente (para mais de 60%) se considerarmos as gerações mais novas, como a “Z” ou os Millennials, o que demonstra que estamos perante uma tendência positiva.  

 

No entanto, é curioso verificar que cerca de 79% dos portugueses têm um elevado interesse no tema das finanças pessoais. Ou seja, as pessoas estão interessadas no assunto, mas não estão à vontade para falar dele. O artigo apresenta depois mais algumas informações interessantes, que poderão consultar seguindo o link de acesso para o mesmo, que está disponível no texto deste podcast no blog da Your Money Watcher, mas para o que eu quero referir aqui hoje neste episódio, estes dados que apresentei são suficientes. 

 

Ora sobre isto a primeira coisa que eu quero referir é que percebo que falar das finanças pessoais possa ser desconfortável para muitas pessoas. Habitualmente nós portugueses não gostamos de falar sobre a nossa intimidade e as nossas finanças pessoais fazem parte dessa bolha de que não gostamos muito de falar. Eu não posso ter a certeza do que vou dizer agora, para estou convencido que esse desconforto tem muito a ver com as situações complicadas que muitos portugueses vivem em relação às suas finanças pessoais. Infelizmente muitas pessoas dão mais importância às aparências do que à realidade e isso leva-as a recusarem-se a dar a entender aos outros que vivem com dificuldades financeiras. 

Mas, ainda assim, eu percebo que possa haver desconforto em falar do tema das finanças pessoais por parte de muita gente, embora, conforme referi antes, as gerações mais novas estejam a evidenciar uma tendência no sentido contrário, o que na minha opinião é muito positivo. 

 

E já agora, porque é que digo que é muito positivo? Porque evidencia acima de tudo que as pessoas não sentem que têm algo a esconder, que podem ser transparentes e verdadeiras. E eu acho que esse é o caminho certo para se estar na vida em relação a todas as suas vertentes. Além disso, ao falarmos sem desconforto sobre as nossas finanças pessoais, estamos a abrir portas para que alguém nos possa ajudar com ideias ou sugestões que podem ser muito positivas para ajudar à melhoria da nossa situação. 

 

Mas agora quero dizer uma segunda coisa sobre esta questão do desconforto em falar sobre as finanças pessoais.  Para mim, o que é mais importante não é que as pessoas falem sobre as suas finanças pessoais. Eu, e acredito que a maioria formadores ligados ao ensino das finanças pessoais também, não tenho qualquer interesse em conhecer a situação financeira das pessoas que participam nas formações. Se o quiserem fazer por sua espontânea vontade, tudo bem, mas ninguém é convidado a fazê-lo. E esta é uma nota importante, porque eu sei que muitas pessoas que poderiam fazer formação e participar em eventos sobre gestão das finanças pessoais não o fazem por receio de terem que expor a sua situação pessoal. E isso não é de todo verdade. 

 

E pronto, estas eram as mensagens principais que eu vos queria deixar hoje: 1) Que existem vantagens e benefícios importantes em falarmos sem desconforto acerca das nossas finanças pessoais, e que, portanto, quem não se sente à vontade a falar sobre este tema deverá talvez pensar sobre o assunto e mudar a sua atitude; 2) Que as pessoas podem fazer formação em gestão de finanças pessoais (na YMW e certamente em muitas outras empresas) sem que tenham que expor as suas situações. E portanto que isso deixe de ser por completo, um impedimento a que participem em ações de formação nesta matéria.  

 

É que o mais importante é mesmo aprender como fazer uma boa gestão das nossas finanças. Falarmos abertamente sobre o assunto, como disse anteriormente, para mim também tem aspetos muito positivos. Mas ultrapassar a barreira que muitos têm, de resistir a procurar formação na gestão da sua vida financeira, isso sim, é absolutamente crucial para alcançar o sucesso nessa área – que é só uma das mais importantes na nossa vida. E se pensa que são só aqueles que estão neste momento a sentir dificuldades financeiras que precisam da formação, desengane-se. Aqueles que neste momento não estão a sentir essas dificuldades poderão ser até quem mais poderá beneficiar por participar. Porque poderão evitar passar por problemas futuros ou, melhor ainda, poderão melhorar ainda mais a sua situação, para níveis que provavelmente nem imaginam.   

 

Portanto, fica aqui o convite. Esteja ou não desconfortável em falar das suas finanças pessoais, não deixe de fazer formação e assegurar-se que domina este tema o suficiente para alcançar uma vida financeira de sucesso. 

 

E pronto, ficamos por aqui. Era isto que tinha para lhe dizer hoje. E lembre-se que pode sempre aceder ao texto deste episódio, que está disponível no blog do website da Your Money Watcher. Muito obrigado pela sua presença e cá estarei de novo para a próxima semana! 

 

Luís F. Lourenço 

Financial Life & Business Coach  

Partilhe nas suas redes sociais

Share on linkedin
Partilhar no Linkedin
Share on facebook
Partilhar no Facebook
Share on twitter
Partilhar no Twitter

Deixe um comentário