T2:E19 Agora só falta você fazer a sua parte

Link: Aceder aos detalhes da Certificação no Domínio da Gestão das Finanças Pessoais

 

Olá, seja bem vindo ao episódio nº 19 da 2ª temporada do Podcast Watch Your Money. O meu nome é Luís Lourenço, e todas as semanas trago-lhe um novo episódio onde lhe falo sobre um ou mais temas que foram notícia recentemente, e faço a relação desses temas com a sua vida financeira pessoal. No entanto, hoje vou, mais uma vez, fazer uma exceção a essa regra e não lhe vou falar de uma notícia recente. O tema principal de hoje vai incidir sobre um trabalho publicado pela UE/OCDE em janeiro de 2022, que tem imensa importância para nós em Portugal, mas que ninguém fala ou ouviu falar até hoje. Ou seja, é um tema da maior atualidade, simplesmente não foi alvo de notícia recente. E já agora, o ouvinte fará o seu próprio teste e verá se já tinha ouvido falar neste tema antes ou não.  

Vamos lá então. 

 

O quadro de competências financeiras para adultos da EU/OCDE  

Ora, que trabalho é então este que lhe disse que foi publicado em janeiro de 2022 pela EU/OCDE, que ninguém fala ou ouviu falar, e que à partida é muito importante para Portugal? 

Muito bem. O que lhe estou a falar é do quadro de competências financeiras para adultos, um trabalho resultante do esforço conjunto de equipas especialistas de vários países (da EU/OCDE) que se juntaram e criaram então um quadro a que chamam de “competências financeiras” que todos os adultos precisam de ter – no mínimo – para estarem capacitados para lidar com a gestão corrente das suas finanças pessoais. 

Ou seja, este quadro lista, de uma forma clara e estruturada, quais são as matérias que todos adultos deviam dominar, para saberem lidar com as suas finanças pessoais, sem dificuldades, e sem correrem os riscos decorrentes de quem desconhece aspetos básicos e essenciais da gestão financeira pessoal. 

Faço-lhe agora o teste: já conhece este quadro de competências? Já ouviu falar dele alguma vez?  Na televisão, nos jornais, em…. algum lado? Pois eu posso dizer-lhe que nenhuma, repito nenhuma, pessoa a quem eu fiz esta pergunta até agora me respondeu que sim. 

  

O que se passa? 

Mas isto levanta-me uma questão, que é a seguinte: porque é que ninguém conhece ou ouviu falar deste trabalho – que está disponível online e é dirigido a toda a população em geral – quando Portugal continua posicionado consistentemente na última posição do ranking da literacia financeira dos países da zona euro? 

Que governo temos nós, que não toma iniciativas relevantes e impactantes, de forma a que todas as pessoas tenham conhecimento deste excelente trabalho e tenham acesso à formação nas matérias que dele constam? 

Bom, sinceramente, até parece que há algum interesse em manter as pessoas ignorantes e incompetentes nesta matéria, não é? Repare, eu não estou a dizer-lhe que há esse interesse, e não acho que haja, mas então qual pode ser a razão?? 

Pessoalmente acho que é mesmo incompetência e falta de capacidade para fazer um conjunto de coisas que deviam ser feitas, de uma maneira relevante e que realmente impactasse de forma real a vida das pessoas. Há já uma série de anos que existe um projeto em Portugal, desenvolvido pelo BdP, para melhorar os níveis de literacia financeira no nosso país. Tem um website cheio de boas intenções e planos magníficos para implementar uma série de coisas. Volto a perguntar-lhe: ouviu alguma vez falar em alguma coisa? Não, pois não. Pois fique a saber que é um projeto que já tem mais de uma dezena de anos desde o seu lançamento. 

Enfim… a ideia que dá é mesmo que se trabalha para ficar bem na fotografia, e pronto. Depois, se tem impacto na prática ou não, não interessa. Como é que é possível que, ao final de tantos anos de este projeto ter sido lançado, continuemos na cauda da tabela do ranking de literacia financeira dos países da zona euro? Eu não consigo compreender, e penso que o ouvinte também terá a sua dificuldade. Mas é só mais uma coisas das dezenas ou centenas onde se torram milhares de euros e na prática não acontece nada… 

(aproveito aqui para relembrar que não assumo nunca posições partidárias e que tudo o que digo tem a ver somente com a minha perspetiva económica de mercado. Para mim, se uma coisa é positiva e contribuir para melhorar as condições de vida da população, de forma consistente e estável para o futuro, acho bem e estou de acordo. Caso contrário não estou. Aliás, eu acho que esse é um dos objetivos principal – para não dizer o principal – de qualquer governo: contribuir para melhorar a qualidade de vida da população de uma forma consistente e estável para o futuro. Se o governo que está em funções fizer isso, ótimo, acho que está a cumprir bem uma das suas principais responsabilidades. Se não fizer, acho que está a falhar tremendamente e deve ser substituído o mais depressa possível) 

Bem, mas voltando ao tema das finanças pessoais e do quadro de competências da EU/OCDE. 

O que se observa então, é ver este trabalho – que for feito com rigor e profundidade – ser praticamente ignorado. Em alternativa, é oferecido às pessoas (por empresas ou pessoas privadas) um conjunto de formações, dicas, ideias, mais ou menos avulsas, sobre como devem gerir o seu dinheiro. Ora eu pergunto: de que serve por exemplo eu ver um vídeo sobre como posso poupar uns euros nas idas ao supermercado, se depois não percebo nada de crédito e endivido-me em cartões? Ou de que serve saber que existe um PPR que me dá benefícios fiscais, se ninguém me ensina a planear o meu futuro financeiro, e não consigo ter a menor ideia sobre se aquele PPR é uma boa escolha ou não? 

  

Ou seja, o que falta, e é isso que desde sempre procuramos fazer na Your Money Watcher, é dar às pessoas competências de base, que lhes permitam compreender o fenómeno da gestão financeira pessoal como um todo, e não somente pequenas questões avulsas que, isoladamente podem ser muito interessantes mas, no todo, não resolvem praticamente nada. O que de resto está comprovado pelo facto de continuarmos no último lugar do ranking de literacia financeira dos países da zona euro.   

Já pensou bem, nisto?? O último classificado deste ranking? Mas ninguém tem vergonha desta situação? A mim isto envergonha-me enquanto português. Sinceramente! 

 

O contributo da Your Money Watcher 

Bom, mas o ouvinte pode estar a perguntar: então e o que você está a fazer para contribuir para alterar a situação? E essa é uma boa pergunta. Conforme lhe disse antes, isso é o que a Your Money Watcher faz há vários anos, principalmente dando formação às pessoas através das empresas onde trabalham. Embora tenhamos tido também sempre formação dada diretamente aos particulares. Mas agora decidimos avançar para um novo patamar. Decidimos criar uma certificação na gestão das finanças pessoais, um curso assente em toda a nossa experiência ao longo dos anos, no nosso conhecimento, mas também validado pelo quadro de competências financeiras para adultos da EU/OCDE que lhe tenho estado a falar. Ou seja, a certificação da Your Money Watcher garante-lhe que ficará a dominar a maioria cos conteúdos considerados fundamentais em termos competências financeiras, de acordo com o quadro da EU/OCDE.  

Digo-lhe que a maioria dos conteúdos estão incluídos, e não todos, porquê? Porque decidimos excluir alguns conteúdos, muitos poucos na verdade, por serem matérias muito básicas ou muito especificas que pela nossa experiência achamos não acrescentarem nada de relevante ao curso, e só o iam aumentar desnecessariamente em termos de tempo e de custo. 

E é precisamente para que conheça esta certificação, a sua estrutura e os seus conteúdos, que eu quero agora convidar o ouvinte. No último episódio deste podcast eu já falei nesta certificação, e apresentei-a mesmo de uma forma um pouco mais completa, mas não quero deixar de o voltar a fazer hoje, tão importante é este tema para todas as pessoas. 

Então para que a possa conhecer, carregue no link que está por baixo do player deste podcast no site da Your Money Watcher, ou aceda ao conteúdo escrito deste episódio no blog, também no site da Your Money Watcher. 

Não deixe de o fazer. Agora que conhece a existência e o tipo de conteúdos desta certificação, analise bem o que lhe é proposto. E se aproveitar esta oportunidade, provavelmente estará a tomar uma das melhores decisões da sua vida. 

 

E pronto, ficamos por aqui. Era isto que tinha para lhe dizer hoje. E lembre-se que pode sempre aceder ao texto deste episódio, que está disponível no blog do website da Your Money Watcher. Muito obrigado pela sua presença e cá estarei de novo para a próxima semana! 

 

Luís F. Lourenço 

Financial Life & Business Coach  

 

Link: Aceder aos detalhes da Certificação no Domínio da Gestão das Finanças Pessoais

Partilhe nas suas redes sociais

Share on linkedin
Partilhar no Linkedin
Share on facebook
Partilhar no Facebook
Share on twitter
Partilhar no Twitter

Deixe um comentário