Podcast: Download
Olá, seja bem vindo ao episódio nº 21 da 2ª temporada do Podcast Watch Your Money. O meu nome é Luís Lourenço, e todas as semanas trago-lhe um novo episódio onde lhe falo sobre um ou mais temas que foram notícia recentemente, e faço a relação desses temas com a sua vida financeira pessoal. O episódio de hoje é inspirado num pequeno post que li há dias numa rede social, e que fala sobre as razões pelas quais as pessoas fracassam em alcançar a riqueza. O conteúdo do episódio desta vez não é, portanto, exatamente sobre uma notícia da atualidade, mas é sobre um tema seja sempre muuuuito, mas mesmo muito, atual.
Vamos então ao episódio de hoje.
De uma pessoa com dívidas a milionário em 7 anos
Como muito bem sabemos, por vezes é muito difícil confirmar a veracidade daquilo que se lê na internet (e não só) e, portanto, este post em que eu me inspirei para este episódio, que fala de alguém que passou de uma situação de estar em dívida para ser milionário em 7 anos, pode ser completamente verdade, parcialmente verdade, ou até ficção. Mas a mim isso pouco me importa. O que me importa é que refere um conjunto de princípios que, em conjunto com a minha experiência pessoal, constituem a base do que é necessário para provocar a tal transformação, a de passar de uma situação de viver em dívida para ser milionário.
Se acha que já sabe a receita, poderá até ter razão. Agora, se está a ouvir este podcast é porque mesmo sabendo a receita ainda não chegou lá. Ou então acha que pode melhorar. E eu digo-lhe: pode mesmo! E sabe porquê? Porque podemos sempre aprender mais, melhorar mais e compreender melhor coisas que já sabíamos antes. E isso dá-nos mais energia, motivação e poder para chegar mais longe e alcançar até para além dos nossos objetivos.
Vamos então ver qual é a receita, mas antes quero pedir-lhe que me deixe ser um bocado terra a terra consigo e dizer-lhe de uma forma frontal. Quer que o dinheiro deixa de ser um problema na sua vida? Então é simples: deixe-se de desculpas e faça o que é necessário para lá chegar! Se você não tiver nenhum tipo de deficiência importante e tiver um QI médio, você só não chegará a essa situação se não quiser. Repito: se não quiser. Porque a informação e formação necessária sobre como fazer para lá chegar está toda aí ao seu alcance.
Vamos à receita. São 9 pontos.
- Falta de disciplina
Esta lista de pontos que lhe estou a apresentar não é organizada por importância, mas se fosse, este poderia muito bem ser considerado o ponto mais importante. Se você não tiver a disciplina de fazer o que é preciso fazer para enriquecer, isso nunca vai acontecer. E descanse, aquilo que é preciso fazer não é complicado nem está fora do seu alcance.
Simplesmente, depois de saber aquilo que tem que fazer, tem que ter a disciplina para o fazer de forma consistente e durante um certo período de tempo. Ponto final. Não é difícil de compreender este ponto, pois não? Vamos ao próximo.
- Não investir
Investir é a única forma de conseguir alcançar riqueza. Não tenha dúvidas. Mas atenção, estou a falar de várias formas de investir: investir o seu dinheiro em ativos com vista a multiplicar o seu dinheiro, investir em si mesmo – no seu desenvolvimento, investir o seu tempo naquilo que o vai conduzir ao sucesso, ou investir nas relações certas.
Com este tipo de investimentos vai conseguir não só multiplicar aquilo que já tem, como também vai alcançar novas realidades, que sem investir não iria ser possível.
- Falta de literacia financeira
Este ponto está relacionado com o anterior. Sem investir parte do seu tempo, e eventualmente algum dinheiro, em adquirir formação em literacia financeira não vai conseguir o sucesso. Um dos maiores erros da sociedade é achar que a gestão das finanças pessoais não precisa de ser aprendida, como outras matérias que se ensinam na escola. A domínio da literacia financeira é essencial para alcançar uma situação financeira estável e sustentável. O facto de Portugal continuar (há anos) a ser o último país do ranking da literacia financeira dos países da zona euro, não só é um sinal que nos deve envergonhar, como diz muito acerca do nível de pobreza da população.
- Permanecer na zona de conforto
Este ponto é típico para a maioria das pessoas. Sair da zona de conforto (ou segurança) para procurar algo novo, e estar sujeito a passar pelo esforço da mudança e da aprendizagem de uma nova situação, é algo que quase todos evitam.
Mas só assim se podem conhecer novas formas de investir, de arriscar, de experimentar coisas diferentes. Não é garantido que tudo o que é diferente é melhor, mas é garantido dizer que sem se arriscar enfrentar novos desafios, ficaremos sempre no local onde estamos. Se sente que é uma pessoa que está permanentemente a rejeitar mudar, tome atenção e veja o que tem que fazer para mudar isso.
- Relações contrárias ao sucesso
Este ponto é também fundamental. É comum dizer-se que somos a média das 5 pessoas com quem mais nos damos no dia a dia. Perante isso, pare e pense na sua realidade. Como são essas 5 pessoas na sua vida? São pessoas interessantes que procuram constantemente evoluir, crescer, aumentar a sua riqueza pessoal, ou são pessoas conformadas e que se dedicam a atividades e formas de pensamento que favorecem a estagnação? Se você não se relaciona com pessoas que o obrigam a desenvolver-se e a desafiar-se constantemente, então você não está a beneficiar do poder das relações para o ajudar a alcançar o sucesso.
- Viver para impressionar
Este é outro fator dos mais comuns. Viver de acordo com padrões de vida definidos pelos outros e não por nós próprios. Viver para mostrar, sejam carros, roupas, casas, restaurantes, ou outra coisa qualquer, ou então viver de uma determinada forma para tentar pertencer a um determinado grupo, é um descalabro para as nossas finanças pessoais. Na realidade é um descalabro para mais do que só as finanças pessoais, mas aqui só estamos a falar desse tema.
- Ausência de orçamento
Não sei se está admirado por eu considerar este ponto essencial. Pois caso esteja, então desengane-se! É porque é mesmo. Viva sem ter um orçamento para gerir o seu dia a dia e ao final de alguns anos vai deitar as mãos à cabeça e arrepender-se amargamente.
Um orçamento é uma peça essencial para alcançar a riqueza e, se não percebe isso, então é porque está a precisar de investir na sua literacia financeira.
- Ser impaciente
Este é outro fator de peso. Quem sabe o que está a fazer a ponto de saber que vai alcançar o sucesso, mais ano menos ano, não fica impaciente. As pessoas impacientes não percebem como funciona a criação de riqueza e querem encontrar formas rápidas de alcançar resultados. Existem essas formas? Sim, claro, são golpes de sorte, que tanto podem correr bem como podem correr mal.
Se quer alcançar a riqueza sem riscos e de forma garantida, seja paciente e siga as regras certas.
- Ter mau crédito
Este vai ser o último ponto que vou falar hoje. O crédito pode ser um dos maiores obstáculos para o impedir de alcançar a riqueza. Todo o crédito é mau? Não, mas muito é, e ter a capacidade de não cair na tentação de aceder ao crédito mau é algo que você tem que dominar. Se quer ficar com uma ideia de ouro na cabeça, retenha esta: um crédito é bom quando lhe permite ganhar dinheiro com ele. Exemplo: o crédito para comprar uma casa, pois esta habitualmente valoriza mais do que os juros que paga pelo empréstimo; quer um exemplo de um crédito mau? o crédito para comprar um carro, pois no momento em que o compra já desvalorizou 10%. A não ser, claro, que esteja a comprar o carro para exercer uma atividade que lhe dê muito dinheiro a ganhar. Aí pode ser um bom crédito. Agora se for só para se deslocar para o trabalho e no dia a dia, então não.
Percebeu a lógica?
Espero que sim. E espero também que estes pontos o tenham ajudado a perceber o que está em causa quando se trata de alcançar riqueza para a sua vida. Pense seriamente sobre eles, é a sugestão que lhe dou.
E pronto, ficamos por aqui. Era isto que tinha para lhe dizer hoje. E lembre-se que pode sempre aceder ao texto deste episódio, que está disponível no blog do website da Your Money Watcher. Muito obrigado pela sua presença e cá estarei de novo para a próxima semana!
Luís F. Lourenço
Financial Life & Business Coach