Empreendedorismo e sucesso

T2:E7 Empreendedorismo e Sucesso

2023.03.06 – T2:E7 –Empreendedorismo e  sucesso 

Ora sejam bem vindos ao 7º episódio da 2ª temporada do Podcast Watch Your Money. O meu nome é Luís Lourenço, e todas as 2as feiras trago-lhe um novo episódio, onde lhe falo sobre um ou mais temas que foram notícia na semana que passou, e faço a relação desses temas com a sua vida financeira pessoal.  Vamos então ao episódio de hoje, que vai ser um pouco mais pequeno do que o habitual, porque desta vez tive muito pouco tempo disponível para o preparar. Mas como não quero deixar de cumprir o compromisso de estar convosco todas as 2as feiras, prefiro fazer um episódio mais pequeno do que não fazer. Até porque, para a próxima semana, então sim, não poderá haver episódio porque estou no estrangeiro em trabalho e, quase de certeza, não vou ter possibilidade de fazer a gravação. Estarei de volta, na outra 2ª seguinte, no dia 20 de março. 

Bom vamos então ao que tenho para hoje. 

O tema da semana 

Na semana passada decorreu a edição de 2023 da Bolsa de Turismo de Lisboa, na Fil, no Parque das Nações. Hora acontece que num dos dias do evento hoje uma manifestação dos proprietários de alojamentos locais, a protestarem contra as medidas anunciadas pelo governo para o setor da habitação. Um parêntesis para lembrar a todos, mais uma vez, que os meus comentários nunca são de natureza política e que me limito sempre, somente, a avaliar o significado e o impacto dos vários acontecimentos na vida das pessoas. 

Então porque escolhi falar sobre esta manifestação? Escolhi fazê-lo porque vi que, num dos cartazes que alguém segurava no meio dos manifestantes, estava escrito “eu criei o meu próprio emprego”. Ora é sobre este espírito empreendedor que eu quero falar. Por acaso também não posso deixar de manifestar a minha solidariedade e apoio aos proprietários de alojamentos locais nesta matéria, pois existem casos verdadeiramente notáveis de empreendedorismo e de criação de postos de trabalho, de pessoas que abandonaram os seus trabalhos para se dedicarem a este negócio (que é tão ou mais válido do que qualquer outro) e agora veem os seus investimentos colocados em risco de uma forma totalmente inacreditável. Ainda mais acreditável se nos lembrarmos que, muitos destes casos, foram até resultado de projetos levados a cabo na sequência de situações de desemprego, em que as pessoas anteciparam por completo o recebimento do seu subsídio de desemprego para poderem fazer os investimentos necessários para começar. 

O que é ser empreendedor? 

Bom, mas, vamos ao empreendedorismo. Uma coisa que é absolutamente essencial para melhorarmos a nossa situação financeira é tornarmo-nos empreendedores. Está chocado? Então eu explico. 

Ser empreendedor é acima de tudo uma maneira de estar na vida. Para este efeito que estou a falar, não quero restringir-me aos empreendedores que criam negócios e empresas. Quero referir-me a todos os empreendedores, a todos aqueles que vivem com o espírito vencedor de querer liderar e desejar ser dono do seu destino 

Certamente que já ouviu falar daquelas pessoas que, quando foi no 25 de abril de 1974, vieram das ex-colónias totalmente despidos de grandes negócios e riquezas que tinham acumulado lá. E o que é que aconteceu à maioria deles? Ao fim de poucos anos de estarem cá reconstruiram as suas vidas e as suas riquezas a partir de nada. Quero dizer, a partir de nada, não. Foi a partir do tal espirito empreendedor que está na base da criação de riquezas e de vidas extraordinárias. O que vemos nestas pessoas é que, por mais vezes que caiam do cavalo, voltam a subir para cima dele e a cavalgar novamente. 

Empreendedores que trabalham por conta de outrem 

Tenha bem presente que ser empreendedor é um modo de estar na vida. E, portanto, pode-se também ser empreendedor enquanto trabalhador por conta de outrem. Aliás, é determinante que o seja para se poder desenvolver e crescer na sua profissão. Uma pessoa empreendedora tem a tendência a dedicar-se a tudo o que faz. Fideliza clientes, desenvolve bem o seu trabalho, ajuda os colegas. Qualquer patrão adora ter colaboradores empreendedores e com iniciativa. Pelo contrário, qualquer patrão detesta ter colaboradores que fazem somente o que lhes é pedido e muitas vezes nem isso. Agora adivinhe quem é que, na maioria dos casos, tem as oportunidades de promoção e de crescimento? A resposta é óbvia, certo? 

Mas agora se está a pensar que há casos em que não é quem mais se dedica que é promovido, eu respondo-lhe assim. Sim, isso é uma injustiça que por vezes acontece. Mas, o que se deve fazer então? Eu digo-lhe. Devemos fazer sempre o nosso melhor, pois, mesmo que ninguém mais nos admire, admiramo-nos nós a nós próprios, e quem vive dessa forma entende bem o que quero dizer. Mas também acredite que se der sempre o seu melhor naquilo que faz, e sem prejudicar ninguém ou ter sentimentos de superioridade, ou arrogância, mais tarde ou mais cedo o sucesso vai bater-lhe à porta. Esteja atento e disposto a mudar e a arriscar quando as situações de apresentarem à sua frente. E vai ver o resultado. 

Viva com um espirito de  pessoa empreendedora e vai ver que as suas finanças pessoais vão-lhe agradecer. Ah, mas não esqueça também que precisa de saber geri-las, senão também pode ter problemas. 

 

E pronto, é tudo por hoje. Como lhe disse no início, estarei de volta daqui a 15 dias.  

Obrigado pela sua presença e até lá! 

  

Luís F. Lourenço 

Financial Life & Business Coach  

Partilhe nas suas redes sociais

Share on linkedin
Partilhar no Linkedin
Share on facebook
Partilhar no Facebook
Share on twitter
Partilhar no Twitter

Deixe um comentário