Episodio 10 da 2ª temporada

T2:E10 Traga o dinheiro para a sua vida

2023.04.10 – T2:E10 – Traga o dinheiro para a sua vida 

Olá, seja bem vindo ao 10º episódio da 2ª temporada do Podcast Watch Your Money. O meu nome é Luís Lourenço, e todas as 2as feiras trago-lhe um novo episódio, onde lhe falo sobre um ou mais temas que foram notícia na semana que passou, e faço a relação desses temas com a sua vida financeira pessoal.   

Ao contrário do habitual, o tema desta semana não está relacionado com uma notícia ou acontecimento da atualidade. Para inspiração do episódio de hoje escolhi o período da Páscoa que estamos neste momento a viver em Portugal e em vários outros países. E já agora aproveito para, antes de avançar, relembrar que neste Podcast nunca tomo posição em questões de natureza religiosa. Assim como em relação a questões de natureza política. 

Vamos então ao episódio de hoje. 

O tema da semana 

Falemos então um pouco sobre a Páscoa, para enquadrar aquilo que tenho para vos dizer. 

Para todos aqueles que acreditam em Jesus Cristo, esta é uma época marcante. Como a maioria sabe, foi a altura em que, há pouco mais de 2000 anos, Jesus foi condenado à morte pelos romanos e foi crucificado, o que se acredita ter acontecido quando ele tinha 33 anos de idade. Segundo a Bíblia, Jesus ressuscitou três dias depois da sua morte, para pouco tempo depois deixar a Terra e se juntar ao seu Pai, ou seja, Deus. 

Para aqueles que conhecem a vida de Jesus Cristo, penso que não há dúvidas sobre os inúmeros ensinamentos que ele nos deixou, em termos de comportamento e em termos do que podemos fazer para ter uma vida bem diferente aqui na terra. E, mais uma vez, não estou a tomar nenhum partido religioso aqui. Mas se observarmos tudo aquilo que é atribuído a Jesus Cristo, tudo aquilo que ele fez e tudo aquilo que ele disse, não há dúvidas que temos uma riqueza imensa de conselhos e ensinamentos que podem fazer toda a diferença na nossa vida.  Mas não é sobre isso que vou falar hoje. Hoje quero focar-me no tema da ressurreição. 

E aqui termina o que tinha a dizer sobre a Páscoa e sobre Jesus Cristo neste episódio. 

Ressuscitar 

Para a maioria das pessoas a ideia de ressuscitar é um sonho. Para muitas isso representaria a possibilidade de continuarem a viver uma vida maravilhosa e de ótimas experiências. Mas para outras representaria a possibilidade de começar de novo. De fazer muitas coisas diferentes e de não cometer certos erros que foram cometidos ao longo da sua vida. Mas será que iriam de facto corrigir esses erros e fazer as coisas de forma diferente? Pode ser que sim… mas também pode ser que não…  

Quantos de nós sabemos que devíamos fazer certas coisas de determinada maneira, e na prática fazemos de maneira diferente? “Ah, é só desta vez, depois eu vou começar a fazer de forma diferente” é o que pensamos tantas vezes. Certo ou errado? Eu acho que dá para pensa que, se ressuscitássemos, muita gente correria o sério risco de cometer exatamente os mesmos erros do passado. 

Mas, focando no que vos quero dizer. Porque é que vos estou a falar em ressuscitar? É porque eu gostava de ajudar muitos a poderem fazê-lo em relação à gestão das suas finanças pessoais. De poderem, durante a sua vida, recomeçar e corrigir certos erros, de mudar o rumo que tomaram durante muito tempo, e que os levou à situação financeira que têm hoje.  

As finanças que nunca se endireitam 

É curioso que observo muitos casos em que as pessoas vivem debaixo de um stress financeiro enorme, mas depois tomam poucas ou nenhumas ações de forma consistente, para deixar de viver debaixo desse stress. E porque é que isso acontece? Por várias razões, mas eu quero destacar duas:  

  1. A primeira, parece até uma contradição, mas a verdade é que muitas vezes é o próprio stress que leva à tomada constante de más decisões. Assim como aqueles que são alcoólicos e que continuam a beber para esquecer a sua situação, ou para conseguirem ter pequenos momentos de prazer, no meio da sua vida de pesadelo;  
  1. A segunda, tem a ver com hábitos comportamentais instalados, que levam constantemente as pessoas não conseguirem implementar certas decisões de forma duradoura.

Existe uma forma mágica para conseguir ultrapassar estas situações? Não, eu não tenho nenhuma e, tanto quanto sei, não existe. Mas então é um caso perdido? Também não, de forma nenhuma. É preciso experimentar várias formas e continuar a tentar até conseguir alcançar o sucesso.  Pode acontecer logo à primeira ou segunda tentativa, ou pode acontecer à vigésima. Não interessa! O que há a fazer é continuar a tentar até se conseguir.  

Pensemos naqueles que querem deixar de fumar, por exemplo. Uma técnica é a de terem consigo só um determinado número de cigarros por dia, o número que tencionam não ultrapassar. Funciona? Muitas vezes não… acabam a comprar um novo maço de cigarros, ou pedem cigarros a outras pessoas. Naquele dia não funcionou. No dia seguinte podem tentar novamente a mesma técnica, ou podem outra, por exemplo tentar os cigarros eletrónicos. Se não funcionar, continuam a tentar estas ou outras técnicas até que, um dia, se forem persistentes vão conseguir. Nem que seja por orgulho, de não aceitarem mais continuar a serem vencidos pelo vício. 

Portanto, se o ouvinte tem algum tipo de stress financeiro, a primeira coisa que deve tomar consciência é que tem que deixar de ter essa vida. Tem que renascer para uma vida sem esse stress e tem que tentar o que for necessário para o alcançar. Nunca aceite o stress financeiro como normal ou inevitável. Ele é um dos piores tipos de stress que pode haver. Causa depressão, sentimentos de inferioridade, ansiedade, e todo o tipo de doenças decorrentes. Quer que partilhe consigo alguns resultados de um estudo realizado pelo instituto suíço Aspen, sobre os efeitos do stress financeiro sobre as pessoas? Então aqui vai. De acordo com esse estudo, as pessoas que têm stress financeiro têm 6x mais situações de depressão severa, face aos que não têm stress financeiro, o dobro do número de ataques de coração, e 3x mais úlceras do estômago, entre vários outros exemplos. Acha que é suficiente para dar atenção a este problema? Mas se isto ainda não chega para chamar a sua atenção, dou-lhe mais algumas razões. De certeza que o ouvinte não quer chegar a uma altura da sua vida em que precisa de dinheiro para ir ao médico e não tem. E também não quer que isso aconteça se for a sua mulher, marido, ou filhos quem precisa de ir ao médico. E também tenho a certeza que não gostaria de passar por limitações graves em termos de habitação, vestuário, alimentação, ou muitas outras coisas. Se você tem algum tipo de stress financeiro, tem que começar hoje mesmo a tratar de o resolver. E, se você não sente nenhum tipo de stress financeiro hoje, então pense bem sobre a sua situação, e veja se não tem stress porque não tem razões para o ter ou, se não tem, simplesmente por estar a ser irresponsável e por não estar a avaliar bem a sua vida e o seu futuro. 

Traga o dinheiro para a sua vida 

Então esta é altura em que lhe recomendo que traga o dinheiro para a sua vida. O que quero dizer com isto? Quero dizer que para conseguir ter mais dinheiro, é preciso que ele faça parte do seu dia a dia. Para perceber melhor, dou-lhe o exemplo da ginástica. Muitas pessoas, porque dão importância à sua imagem física, colocam a ginástica dentro do seu dia a dia. Preparam o saco com a roupa de treino antes de saírem de casa, muitas vezes no dia anterior organizam a sua agenda para conseguirem ir ao ginásio durante o dia, chegam a casa mais tarde, e repetem tudo para o dia seguinte. E, se realmente quiserem ter sucesso, continuam a fazer isso até o conseguir alcançar. Então o que eu proponho é a mesma coisa, traga a gestão do dinheiro para o seu dia a dia. Prepare-se da forma necessária para gastar menos, evite gastos desnecessários, programe as refeições, tenha presente o que quer alcançar. Antes de fazer qualquer tipo de despesa pense. Não o faça de forma irrefletida ou por impulso. 

E agora do lado da receita. O que pode fazer no seu dia a dia para começar a ganhar mais dinheiro? Ou a conseguir gerir melhor o seu dinheiro. Que formação pode fazer? Como pode desenvolver-se para ter uma promoção ou mudar de emprego? Como pode preparar-se para gerir melhor as suas finanças e investimentos? Que novos relacionamentos pode ter, que o possam ajudar? 

É desta maneira, colocando o dinheiro dentro do seu dia a dia, de uma forma inteligente e criativa, que pode começar a melhorar a sua situação financeira. Provavelmente já reparou que quando começa a pensar em trocar de carro para um determinado modelo, começa a ver esse modelo na rua, muito mais vezes do que via antes. Na realidade não há mais carros desses a circular, o que acontece é que você está mais atento a esse carro específico e como tal apercebe-se deles mais vezes. Até ao ponto em que parece mesmo que passaram a existir mais do que antes. Portanto, se você trouxer o tema da gestão da sua vida financeira para o seu dia a dia, vai começar a estar mais atento e a conseguir tomar melhores decisões para a sua vida financeira atual e futura. Faça isso e veja o resultado. Vai dar resultado. Mas… se não der, continue a experimentar alternativas. Mas não deixe de tentar até conseguir alcançar o sucesso. 

Pronto. Foi isto que decidi trazer-lhe nesta altura da Páscoa. Quis alertá-lo e encorajá-lo a dar uma vida nova às suas finanças pessoais, porque isso é tão importante para tudo o resto na sua vida. É tudo quando tenho para lhe dizer hoje e espero ter conseguido ajudar em relação a este tema que por vezes gera tanta ansiedade entre as pessoas. Chegamos assim ao final deste episódio.  Muito obrigado pela sua presença e até para a próxima semana! 

  

Luís F. Lourenço 

Financial Life & Business Coach  

Partilhe nas suas redes sociais

Share on linkedin
Partilhar no Linkedin
Share on facebook
Partilhar no Facebook
Share on twitter
Partilhar no Twitter

Deixe um comentário