“FIRE” é uma palavra em inglês que pode significar “fogo” ou “despedimento”. Neste artigo vou usar também esses dois significados, mas vou começar pelo significado que tem atualmente em termos financeiros. Trata-se de um movimento, ou filosofia, atualmente em voga entre os jovens e significa “Finance Independence Retire Early” (Independência Financeira Reforma Cedo). A filosofia é poupar e investir de forma muito agressiva (entre 50% e 75% do rendimento) durante alguns anos, para conseguir alcançar a reforma cedo (entre os 30 e os 40 anos).
Não tenho nada contra esta lógica. Quem conseguir levá-la por diante e sentir-se bem com isso, ótimo. A questão é que, na maioria das vezes, aquilo que é demasiado intenso acaba por não resultar, como aquelas pessoas que enveredam por dietas extremas ou ritmos de treino até ao limite, para alcançar resultados muito rápidos. A minha opinião? Há coisas que devem levar o seu tempo natural. Uma grávida também leva 9 meses para ter um filho e uma árvore leva anos para crescer. Não vale a pena tentar a acelerar certas coisas e, quando tentamos, o resultado é habitualmente um desastre.
O que eu defendo é um equilíbrio entre a poupança e o investimento, enquanto se mantem uma vida equilibrada e excitante. É verdade que todos nós, e os jovens em particular, vivemos numa sociedade em “fogo” (e uso agora o segundo significado de “fire”), com imensos desafios e incertezas. Os direitos adquiridos de antigamente já não existem (como a garantia de receber uma pensão do estado na idade da reforma) e todos somos responsáveis por criar a nossa própria rede de segurança, quer para o presente quer para o futuro.
Ser responsável no presente significa ter a noção da realidade e a consciência para tomar as melhores decisões. Por exemplo melhorar constantemente as nossas competências profissionais e como pessoas. Se o fizermos, caso um dia sejamos “despedidos” (e uso agora o terceiro significado de “fire”) não teremos grande dificuldade em contornar a situação e encontrar uma alternativa. A alternância entre empregos é cada vez maior (seja por iniciativa do empregador, seja do empregado) e, portanto, acharmo-nos no desemprego será uma situação que poderá acontecer a qualquer um com naturalidade. O que estivermos preparados para fazer nessa circunstância é que fará toda a diferença.
Eu recomendo uma filosofia diferente, e para isso até inventei a sigla BIG (Be Intelligent and Grow). Se fores inteligente conseguirás ter uma vida excitante e cheia de experiências, enquanto cresces como pessoa e em termos financeiros. Podes pensar que é uma promessa vazia, mas podes ter a certeza que não é. De acordo com o histórico dos mercados financeiros dos últimos 40 anos, um jovem que tivesse poupado 100eur por mês, todos os meses, de forma consistente até à idade da forma, teria acumulado cerca de 1 milhão de euros. Agora, 100 euros é muito? É relativo. Para muitos pode parecer demasiado, para outros razoável, e para outros fácil. Se não estás neste último grupo, então trata de apostar em ti e nas tuas competências, porque se não te é fácil poupar 100 euros por mês, algo não está bem.
É preciso que entendas uma coisa. Podes construir uma riqueza com a tua carreira e com os teus negócios, até superior à riqueza que podes acumular investindo os 100 euros por mês. Uma coisa não impede a outra, antes pelo contrário. Não penses que não podes ter uma vida extraordinária para conseguires alcançar muito dinheiro na idade da reforma. As coisas não funcionam assim. Podes perfeitamente alcançar as duas coisas. Só tens que Ser Inteligente e Crescer, ou seja, Be Intelligent and Grow (BIG). Se não sabes por onde começar, procura um bom financial life coach que te ajude.
Luís F. Lourenço
Senior Financial Trainer & Coach
Uma resposta
Excelente!